segunda-feira, 19 de maio de 2008

O Rádio é a Escola dos que não tem Escola


Essa citação de Roquette Pinto, que lemos no título da postagem, identifica muito bem o quanto era visionário. Imagine ligar seu rádio neste instante e ouvir transmissões de palestras, aulas de Língua Portuguesa, História do Brasil, Geografia, Física, Química e cursos práticos sobre Rádio, Telegrafia, Telefonia e Silvicultura? Pois esses eram alguns dos principais programas transmitidos pela primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923.

Idealista, o professor e antropólogo Roquette Pinto acreditava no poder de levar educação e cultura ao povo brasileiro usando uma surpreendente novidade tecnológica: o rádio. Naquela época já se percebia o potencial educativo do rádio como forma de propagar o saber, graças ao seu alcance, visando à melhoria da educação, diante do grande índice de analfabetismo da época.

4 comentários:

Anônimo disse...

O rádio realmente é a escola dos sem escola. Apesar de toda modernidade que nos é oferecida pelo progresso, o rádio pode chegar a todos os pontos do mundo independente de classe social ou conhecimentos culturais.
Roquete Pinto teve uma grande idéia ao nos oferecer uma estação de rádio que vem através de mensagens , música e textos de grande valor, ajudar ao homem do campo, da cidade ,do norte, do sul ,seja de onde for.

Anônimo disse...

A globalização teve a função de acelerar os avanços tecnológico e
científico para que as distancias e o tempo não exista.

Unknown disse...

Quando não tínhamos internt,televisão o nosso professor antropólogo acreditava no poder de levar as culturas e os ensino pelo um novo método o radio que foi um grande incentivo para a população brasileira que naquela época era analfabeta.

Supervisora joana ETEJK disse...

Quem não se lembra do programa de Alfabetização para adultos,MObral, hein ? E do Projeto Minerva ? Muita gente se beneficiou com certeza ...