terça-feira, 27 de maio de 2008

O Milho da Pipoca


Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.

Assim acontece com a gente.
As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.
Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.
São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa.
Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.
Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor.
Pode ser fogo de fora:
perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre.
Pode ser fogo de dentro:
pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo!
Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela,
lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou:
vai morrer.
Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma,
ela não pode imaginar um destino diferente para si.
Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela.
A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece:

BUMMMMMM!

E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente,
algo que ela mesma nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar.
São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar.
Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.
A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura.
No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira.

Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva.
Não vão dar alegria para ninguém.


Rubem Alves

6 comentários:

Unknown disse...

Na pré história o homem não tinha noção de evolução foi conhecendo tudo ao poucos,agora é bem diferente se não evoluirmos evoluem a gente na força pois se não evoluirmos com certeza voltamos pra pré historia.

Unknown disse...

A pessoas que realmente são como pipocas ,que erram mas acham que estão certas ,não muda seu jeito por nada. Mas ai vem alguma decepção na vida e as mostra que não é sempre como agente quer a vida dar voltas e elas mesmo assim não caem na real e ao morre não se transforma em uma flor ...

Unknown disse...

Eu sou uma pipoca que acaba de explodir,antes eu não pensava em nada ia pipocando em todo lugar não estava nem ai com tudo ia queimando a todos que chegava junto de mim, agora em não pipoco mais desta forma eu penso antes de pipocar eu acho que tem que ser assim. Eu sou uma pipoca que acaba de explodir,antes eu não pensava em nada ia pipocando em todo lugar não estava nem ai com tudo ia queimando a todos que chegava junto de mim, agora em não pipoco mais desta forma eu penso antes de pipocar eu acho que tem que ser assim.

Anônimo disse...

O editor de história em quadrinhos encontrou no HQ uma ferramenta de grande ajuda. Poupando um tempo imenso que ele gastaria se tivesse que usar recursos manuais.O computador é uma ferramenta sem par.

Prof. Sergio disse...

Conhecia esse texto em outra versão, fiquei tão impressionado que adicionei-o à minha aula inaugural. Escutei-o uma vez, mas não sabia quem era o autor, agora tenho-o como original e na íntegra.
Obrigado por mais esta aquisição na minha "bagagem"!
Sergio

Supervisora joana ETEJK disse...

Espero ficar como uma "pipoca" sempre!Adoro desafios, novidades etc...
Credito que as pessoas que permanecem dentro da sua rotina,tem medo é da mudança que os desafios proporcionam.