sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Conversa "blogueira"



"A mais nova moda na Internet são os blogs. Eles começaram tímidos, funcionando como sites pessoais bem simples. O conteúdo era mais ou menos como o de um diário íntimo (quem já não teve um?): a pessoa revelava seus sentimentos, experiências, pensamentos. A diferença é que este "diário" fica disponível para quem quiser ler. Normalmente, como em quase tudo na Internet, o autor do blog usa um codinome (em internetiquês: nick) para se expor sem receios.


Graças à facilidade de criá-los e mantê-los, rapidamente os blogs se multiplicaram, e hoje já são milhares no Brasil. Muito mais do que simples "diários", tornaram-se espaços para gente inteligente escrever suas idéias, seus gostos, sua vida. Os blogs costumam também dar a possibilidade para o leitor de comentar o que leu. Os comentários são publicados no blog, e às vezes rendem outras boas conversas. Quem lê constantemente o mesmo blog torna-se "conhecido" do autor (também chamado de blogger). As possibilidades dos blogs ainda não foram inteiramente exploradas. A Educação, por exemplo, pode abrir novos canais de comunicação entre alunos e professor, incentivando, com isso, o convívio e a aprendizagem das tecnologias envolvidas.


O educador pode convidar os alunos para criarem, juntos, um blog da turma. Todo o processo — escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os "objetivos" do blog — pode ser feito coletivamente. Por exemplo: uma turma pode criar o blog "Dúvidas caseiras", e todos os alunos, de casa (se tiverem Internet) ou da escola, vão colocando questões que aparecem em seu dia-a-dia para serem discutidas e solucionadas nas aulas. Um blog feito por várias pessoas tem a vantagem de estar sempre mostrando novos textos, imagens, idéias. Se cada aluno colaborar com o blog uma vez por semana, já serão várias novidades por dia. (É bom lembrar que os servidores tiram do ar os blogs que ficam muito tempo sem atualizações.)


Também é possível fazer do blog um jornal com as novidades, curiosidades, notícias e fofocas da turma. Grupos de alunos poderiam assumir cada editoria (editorial; notícias da escola; notícias da turma; cultura; esportes; recreio; colunas de opinião; etc.) e o jornal estaria sempre fresquinho e sempre no ar, para quem quisesse ler. Blogs não costumam permitir diagramações muito diferentes. Neste caso, o importante seria mesmo o conteúdo do jornal, e não sua forma. Mesmo assim, não é difícil colocar imagens, fotos e outros recursos visuais no blog.


Outra opção muito interessante seria usar o blog no seu sentido original: uma página pessoal, com os pensamentos do dia-a-dia de cada aluno. Só que a criação dos blogs seria orientada em sala de aula, e todos os endereços ficariam disponíveis para a turma. Usando codinomes, os alunos e alunas colocariam ali suas idéias, suas visões de mundo, comentariam textos uns dos outros, entrariam em contato com outros blogs e sites. Certamente a iniciativa funcionará como um incentivo para que os alunos conheçam melhor a Internet e se deixem seduzir por ela, transformando informação em conhecimento.


E o professor? Ele também teria acesso aos blogs pessoais dos alunos, podendo sempre comentá-los, tirar dúvidas e selecionar bons textos e temas de discussão para levar para a sala de aula. Deixando os alunos livres para criar, sem compromisso de resultado ou nota, o professor obtém o que há de mais valioso nesta relação: passa a conhecer a cabeça de seus alunos, seus sonhos, medos, desejos e interesses.
Seja como for, levar o recurso dos blogs para a escola pode representar um salto na capacidade de comunicação dos alunos. Convidados a se divertir, eles estarão exercitando a leitura, a escrita, o senso crítico e a familiaridade com a informática."
Colaborou: Carmem Granja
Para saber mais:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/jornal/materia.asp?seq=62

14 comentários:

Anônimo disse...

É valeu, a oficina não foi tão difícil. Lidar com a tecnologia não é um bicho papão. Não dá pra ignorar, mas também não dá pra se deslumbrar. Tem gente maldosa que pode usar a ferramente indevidamente. Mesmo assim a experiência foi válida.

ciel disse...

Foi vencer uma grande bareira, agora falta outras e com certeza vai ser mais fácil. A experiência foi ótina.

Anônimo disse...

Olá! Tudo bem? O blog de vcs está muito legal, as oficinas estam super interessante ,porém nao consegui criar o meu blog; não por erro do instrutor,mas por falha técnica.Mas a experiência foi válida, mesmo assim.
Grandes bjs, valeu a pena....

Anônimo disse...

olá! estou aqui só para dizer que não consegui criar o meu blog, mas valeu a tentativa. tchau

Helena disse...

Gostei muito de participar da oficina de criação de blogs e poder participar do mundo das boas idéias virtuais.

Helena disse...

Gostei muito de participar da oficina de criação de blogs e poder participar do mundo das boas idéias virtuais.

Dadinha disse...

gostei muito das oficinas oferecidas, com certeza aprendi muito, valeu!

Pajé disse...

Olá pessoal!!!

Gostei muito das oficinas que participei e das palestras e painéis que aconteceram neste maravilhoso evento.

Com certeza, ano que vem estarei aqui de novo (no X Seminário)

Anônimo disse...

Aho que poderá ser ua ótia ferraenta de ouniação

Anônimo disse...

Blogs são ferramentas muito úteis para troca de informação, então porque não transforma-lo em janela de comunicação para o mundo? porque minhas idéias ficaram presas na minha cabeça até hoje? porque será que nenhuma revista ou jornal quis pública-las até hoje?
agora também não preciso mais... eu publico o que eu quiser, não preciso de mais ninguém!

Anônimo disse...

oi pessoal. Foi muito bom participar dessa oficina.

Anônimo disse...

Bastante interessante o enfoque dado ao Blog.

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto e estou totalmente de acordo com ele.

Anônimo disse...

Olá!
Muito interessante a abordagem dada ao Blog1
Parabéns!